Não importa o tempo que os webdesigners demoram para fazer um site - ele será avaliado em apenas 50 milisegundos ou seja, a duração de um segundo dividida por 20. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela universidade de Carleton em Ottawa no Canadá. Os próprios pesquisadores ficaram impressionados com a velocidade com que os internautas julgam os sites. "Meus colegas acreditavam que era impossível ver realmente alguma coisa em menos de 500 milisegundo" disse a líder do estudo Gitte Lindgaard.
A pesquisa foi realizada da seguinte forma: Várias imagens de sites foram mostradas para os voluntários durante 50 milisegundos. Isto é mais rápido que uma piscada de olho que dura de 100-150 milisegundos. A seguir os voluntários eram questionados sobre a sua opinião sobre o site. Em testes posteriores os sites eram mostrados por muito mais tempo, como vários segundos e foram feitos os mesmo questionamentos. Os pesquisadores perceberam que as opiniões iniciais se mantiveram independente do tempo de exposição.
Segundo os pesquisadores uma boa impressão inicial leva os internautas a ver o conteúdo mais positivamente e vice versa. É um efeito conhecido na psicologia como "efeito halo" explicam os pesquisadores.
Este estudo é importante para o mercado de comércio eletrônico que é bastante competitivo. "A não ser que as primeiras impressões sejam favoráveis, o visitante pode sair do site mesmo antes de saber o que ele oferece de melhor em relação aos concorrentes" avisa Lindgaard.
Fontes
First impressions count for web BBC 16 de Janeiro de 2006
Web users judge sites in the blink of an eye Nature 13 de Janeiro de 2006
Um dos grandes problemas da percepção é a distorção perceptiva, ou seja, vemos as pessoas de uma forma bem diferente das que elas são, ou daquela como estas nos são objetivamente apresentadas.
Efeito Halo- Consiste em deixar que uma característica de um indivíduo ou grupo encubra todas as demais características daquele indivíduo ou grupo.
Olhar somente o todo.
É aquilo que resulta de avaliações globais, sem atenção especial a cada fator, subfator e ponto de escala. Assim, por exemplo, uma impressão geral favorável, em relação ao desempenho em um determinado fator, pode resultar em pontuações positivas em todos os subfatores e uma impressão desfavorável, em avaliações negativas
* preocupante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário